Centro Cultural Sapucaia
em memória de Eunice e Milton Peloso
SOBRE O CENTRO CULTURAL
A Instituição nasce embalada pelo sonho de transformar em Centro Cultural, a única herança material deixada por nossos pais, Milton e Eunice Peloso, que são os virtuais inspiradores dos ideais do Centro.
Milton e Eunice Peloso, nasceram e se criaram no Lago Grande do Piraquara, localidade às margens do Rio Amazonas. Eunice tem descendência indígena e Milton descende de negros escravizados durante o Brasil colonial. Como casal, criaram e educaram seus 14 filhos e filhas no distrito de Belterra pertencente a Santarém, atualmente com status de município do Estado do Pará.
Em 20/11/2011, data em que, se vivo fosse, o patriarca da família completaria 100 anos, o movimento familiar chancelou o “Projeto Por Mais Cem Anos". Junto com o projeto, chancelou também uma carta intitulada "A Pedra Fundamental” que delineia os princípios do Centro e é assumida como a sua Carta de Princípios.
Buscando consolidar os ideais expressos na Carta de Princípios, a partir do marco histórico a família estruturou o quintal do imóvel/herança, dotando-o de condições para realizações de eventos socioculturais. A partir dessa iniciativa, o local passou a ser reconhecido na sociedade com o nome fantasia de Quintal SAPUCAIA.
É deste contexto que nascem os Programas e Projetos do Centro Cultural, alicerçados em quatro pilares: FORMAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ARTE e FAMÍLIA. (Texto: Rainilda Peloso)