top of page

União em torno da utopia de uma sociedade sem exploração

No capitalismo é sempre assim: ou você tem CAPITAL para fazer investimentos num negócio próprio ou você é obrigado/obrigada a vender sua FORÇA DE TRABALHO para os donos do capital. Nesse sistema econômico, homem ou mulher, branco ou preto, índio ou não índio, hetero ou homossexual; todos somos explorados pelo sistema.
Partindo da premissa acima, a luta pelo fim da cultura patriarcal que almeja a emancipação das mulheres, não deve ser dissociada da luta geral dos explorados contra os exploradores. Nessa empreitada, mulheres e homens devem unir suas forças físicas e vontades espirituais, numa caminhada unificada que nos liberte da condição de exploradas/explorados por um sistema tão cruel como é o capitalismo. 

Mulheres e Homens Juntos na luta contra a cultura do patriarcado

Em nossa utopia de sociedade livre, não cabe a figura do homem que manda na mulher, do homem que age com violência contra as mulheres ou ainda, de homens que concebem a ideia de inferioridade da mulher em relação ao homem. O machismo é o caudatário atual da cultura patriarcal, estabelecida historicamente ao longo de séculos, afirmando uma suposta superioridade do homem sobre a mulher.
Na sociedade atual, a maioria dos homens, por interesses óbvios e mesquinhos, continuam a defender e fortalecer a cultura machista. Nesse contexto, a luta das mulheres por emancipação é uma luta nobre e atual. O machismo deve ser repudiado veementemente por mulheres e homens que lutam por uma sociedade i
gualitária. (Texto - Pedro Peloso)

bottom of page