top of page

07/04/2022 – DIA MUNDIAL DA SAÚDE

No meio de tanta angústia e inquietação da população mundial, frente à variedade de doenças e sofrimentos, a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 07 de abril como o Dia Mundial da Saúde. Esse marco nos faz refletir sobre questões sérias relacionadas à saúde, haja vista que tais questões devem ser elaboradas e trabalhadas, a fim de que autoridades possam garantir e estimular a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. Ou seja, o ato de promover a saúde requer ações, de modo a estimular a população a aprender a cuidar-se e informar-se sobre seus direitos.

A questão é: nossas autoridades tem priorizado a saúde do brasileiro? A resposta está evidente na carência de serviços à população, a fim de suprir as necessidades básicas de saúde.

O que entendemos por saúde?

Saúde não significa, necessariamente, falta de enfermidade, apesar de que muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença física. A saúde está relacionada a um conjunto de fatores, que vão da qualidade de vida a aspectos mentais e físicos. Portanto, saúde não está apenas relacionada ao corpo. Depende muito dos nossos pensamentos e sentimentos, pois é basicamente nossos pensamentos e sentimentos que vão definir os nossos comportamentos.

Neste sentido, a Psicologia procura ajudar o indivíduo a entender a estrutura cognitivo-comportamental e explicar a ligação de pensamentos e sentimentos que definem o comportamento humano. Isso se realiza, inicialmente, com psicoeducação, ferramenta básica utilizada na abordagem cognitivo-comportamental nas sessões de psicoterapia.

Na próxima publicação pretendo abordar sobre o que define nossos pensamentos e sentimentos, que são as nossas CRENÇAS CENTRAIS.

Saúde!

Brasília, 07 de abril de 2022.

Erondina Sena. Psicóloga Clínica, especialista em TCC – Terapia Cognitivo-Comportamental.


A Autora do Texto acima é Escritora-Convidada do Site Sapucaia


229 visualizações4 comentários

4 Kommentare


Gast
11. Apr. 2022

Excelente, tema muito atual, tudo que a população precisa saber . No atual cenário de pandemia no mundo e no nosso país, nossa população está doente, nao só pela doença física , mas também pela carência de alimentos, remédios, empregos etc

Gefällt mir

Gast
09. Apr. 2022

Muito bem! O ser humano é mesmo muito complexo e ainda muito pouco estimulado a cuidar também de sua adequação que acredito se apoiam nas Crenças Centrais. A atenção e cuidados da pessoa como um todo não são priorizados...existe bem poucas ações no sentido. Só a saúde física não explica tantos transtornos mentais e dificuldades de lidar com os problemas. E tanto os planos de saúde como as de políticas públicas de saúde não dão a atenção necessária.

Gefällt mir

Gast
09. Apr. 2022

Parabéns, Onda. Ótima reflexão e convite a nós cuidarmos mais.

Gefällt mir

ritapeloso13
ritapeloso13
09. Apr. 2022

Que iniciativa interessante de Erondina Sena. Waldemar Azevedo poderia também nos brindar com um texto abordando o tema, à partir da área específica (saneamento básico)! Rita

Gefällt mir
bottom of page