top of page

Conjuntura - 08/02/2023 Por Ranulfo Peloso

Análise de conjuntura não é adivinhação ou futurologia. É o esforço para ler os sinais (discursos, gestos, acontecimentos) que falam das razões, interesses e propostas que nem sempre são percebidas. A análise não é nem otimista, nem pessimista, deve ser realista. É o exame dos sintomas para ver a realidade e tomar a decisão de combatê-las, de reforçá-las ou de transformá-las.

Lula critica os juros do Banco Central porque o presidente do Banco: Favorece a política do Bolsonaro; Garante maior lucro para os banqueiros. Impede o investimento na indústria; Faz do Brasil um vendedor de matéria-prima; Não permite a criação de muitos empregos. Lula sabe que são importantes os programas sociais para responder as necessidades imediatas do povo, mas sabe que é o trabalho que que vai vencer a pobreza e dar dignidade às pessoas. Elas querem oportunidade.

Os Estados Unidos derrubam o balão da China para criminalizar a China. Pois, apesar de toda riqueza, bases militares e das guerras que promove, produziu 42 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e perdeu em tecnologia para os chineses. A China, é um país socialista com 1 bi e 400 milhões de habitantes, que sem dar um tiro, é o país que mais cresce, mais distribui riqueza, negocia com todos os países e vem propondo a “prosperidade comum” para o mundo não ter um dono.

A guerra da Ucrânia que completa um ano. começou porque a OTAN (pacto militar dirigido pelos EUA) quebra o pacto de Varsóvia, avança para 30 países e ameaça a Rússia que se defende. Os EUA temem perder o mercado para a China. Por isso, pela oferta de crédito, pressão política e guerra midiática faz da Europa uma muralha para garantir o mercado e os meios de produção. Biden se beneficia da guerra para vender armas, enfrentar problemas internos e impedir a volta de Trump.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ENTRE A DEMOCRACIA E A BARBÁRIE

O processo eleitoral de 2022 se aproxima. Partidos e candidatos se reúnem, disputam posições, fazem alianças e buscam conquistar o apoio do eleitorado. Estão faltando as propostas concretas que ainda

Commentaires


bottom of page