top of page

REFLEXÕES SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

Em parceria com escolas, entidades e movimentos sociais de Santarém, no Estado do Pará/Brasil, o Centro Cultural Sapucaia realiza neste mês de novembro de 2023, suas reflexões e debates acerca da questão da Consciência Negra.

Tais reflexões, como se sabe, são realizadas igualmente neste mês em todo o território brasileiro e, quiçá em diversos outros países pelo mundo afora.

Com o tema, “Escravização no Brasil - racismo, resistências, identidade e herança cultural”, o Centro Sapucaia apresenta à sociedade, debates e reflexões importantes sobre o processo histórico de escravização no Brasil e suas consequências para a atualidade do nosso país. Reconhecemos a necessidade de combater todas as formas de discriminação existentes no seio do povo brasileiro e trabalhamos no sentido de não permitir que práticas tão cruéis coloque em risco nossas memórias, nossas experiências, nossos conhecimentos ancestrais e a nossa própria liberdade.

Desde 2019, o Centro Sapucaia firma parcerias com escolas, entidades e movimentos sociais para impulsionar ações que possibilitem a sensibilização dos participantes acerca do racismo estrutural, ainda muito forte no cotidiano da sociedade brasileira. Nesse sentido, nossas reflexões durante a Semana da Consciência Negra em 2023, tem como objetivo, sensibilizar os participantes a assumirem sua ancestralidade, envolvendo-se na luta contra as discriminações raciais.

A programação será de 14 à 25/11/2023. Teremos oficinas, exibição de curtas, debates, visitação às instituições que atuam na educação antirracista, formação de professores, sessão de autógrafos, show com artistas locais e gincanas. Encerrando as atividades teremos uma saborosa feijoada, com roda de samba e muita alegria!

Para conhecimento dos nossos materiais de apoio às reflexões

em discussão, ACEESE nosso Kit Pedagógico:


Link: Coletânea de Textos e Vídeos sobre Consciência Negra;

Link: Cartilha de Orientações dos Debates;

Link: Cartilha de Orientações em formato E-book.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre a conjuntura - 21/04/2023, Por Ranulfo Peloso

Cem dias de LULA Ao analisar a conjuntura, não se pode ser otimista, nem pessimista, mas realista. Pois, a realidade não está pronta: tudo pode ser construído, desconstruído ou reconstruído. O que mov

Sobre a conjuntura - 10/04/2023, Por Ranulfo Peloso

Na vida diária, todo mundo faz análise de conjuntura. Vê o sinal do tempo e se prepara para encarar o clima: se ameaça chuva leva guarda sol, se for sol leva sombrinha. E veste a roupa adequada à ocas

Comments


bottom of page