top of page

Sobre a conjuntura - 10/04/2023, Por Ranulfo Peloso

Na vida diária, todo mundo faz análise de conjuntura. Vê o sinal do tempo e se prepara para encarar o clima: se ameaça chuva leva guarda sol, se for sol leva sombrinha. E veste a roupa adequada à ocasião.

Analisar a conjuntura da sociedade é mais complicado. Mas, também se olha os sinais, fatos, discursos para descobrir o que eles revelam e também interpretar o que eles querem dizer, defender e convencer.

Ninguém pode ser ingênuo. Pois, não há palavra, nem gesto inocente. Atrás de tudo há sempre uma ou várias intenções. De forma honesta ou manipulada, há sempre uma disputa de interesses contrários.


Tema Atual – Viagem à China

Lula foi aos EUA e levou pouca gente. Falou de paz, amizade, cooperação... Mas, além dos discursos sobre o meio ambiente, direitos humanos...só obteve a promessa de mixaria para a defesa da Amazonia.

Agora, vai para a China, acompanhado de uma delegação de quase 300 pessoas. Por que esse interesse? Os empresários pensam no imenso mercado para vender e comprar. E qual é a aposta do governo?

O governo anterior quebrou, desindustrializou, desmontou o Estado, não cobrou imposto do agronegócio e vendeu a soberania do País. O novo sabe que só se manterá se criar empregos e investir no social.

A elite no Brasil nunca pensou num Projeto de País, é rentista: quer ganhar muito e logo. Por onde passa deixa um rasto de terra arrasada. Hoje, prefere aplicar no financeiro que investir na produção de mercadoria.

Com a China há interesse de vender mais matéria prima, atrair empresas para o país e conseguir crédito para aplicar na infraestrutura. Na política, vai discutir a paz que se contrapõe ao projeto de guerra dos EUA.

O lado chinês, na disputa de hegemonia do mundo, avança sem interferir na autonomia dos países, entra pelo comércio, oferece parceria e dispõe de capital e tecnologia. Tem interesse em comida e energia.

De um lado, o que vai sustentar o novo governo são os programas sociais que lhe darão popularidade. Mas, de outro, sem dinheiro não terá desenvolvimento econômico que garante mais que programas sociais.

Um país não pode ficar dependente de outro. Quando Lula diz o “Brasil voltou” reforça a convicção de que ninguém vai sair do atoleiro sozinho e que em parcerias pode crescer a interajuda e crescimento mútuo.

61 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre a conjuntura - 21/04/2023, Por Ranulfo Peloso

Cem dias de LULA Ao analisar a conjuntura, não se pode ser otimista, nem pessimista, mas realista. Pois, a realidade não está pronta: tudo pode ser construído, desconstruído ou reconstruído. O que mov

1 Comment


eunicianapeloso
eunicianapeloso
Apr 11, 2023
Ando um tanto reflexiva e pessimista acerca do que vai acontecer com o nosso governo e principalmente, conosco, os povos brasileiros. De um lado o Lula investindo todo o seu potencial de liderança construída em seus anos de luta, principalmente no movimento sindical. De outro, parte de seus ministros achando que eles que foram eleitos. Os partidos ditos aliados, inclusive o PT ao qual sou filiada, querem mesmo são as benesses que a estrutura de Estado pode oferecer. Até onde que eu consigo acompanhar a movimentação do novo governo que suamos para eleger em 2022, penso que não está conseguindo colocar nós pobres no orçamento. Suas investidas são sempre negociadas quase sempre cedendo em benefício aos colarinhos brancos, à eli…
Like
bottom of page