top of page

Sobre a Conjuntura - 25/02/2023 Por Ranulfo Peloso

Numa sociedade onde o construtor de mansões mora na favela, haverá luta de classes. Analisar a conjuntura é examinar a tendência desse “cabo de guerra” para ver qual a tática a ser usada na luta para manter, disputar ou transformar a situação.

· “Se conheces o inimigo e a ti mesmo, não temerás o resultado de 100 batalhas. Se tu te conheces, mas não conheces o inimigo, para cada vitória terás uma derrota. Se não conheces nem o inimigo nem a ti mesmo, perderás todas as batalhas” Sun Tzu, 500 a.C.

A tática é correta quando conquista vitórias e aumenta no povo, seu grau de organização, sua consciência e seu compromisso com a nova ordem social. Ganhar eleições apenas para administrar o sistema de dominação, é remendo novo numa roupa velha.

Catástrofe é natural? Ouve-se muito a mídia repetir que terremoto, inundação, queda de barreira é ação da natureza. Claro, que há fenômenos que ainda não se sabe explicar. Mas, a experiência e a ciência apontam formas de prevenir-se. E provam que boa parte dos desastres são provocados pela ganância humana e omissão das autoridades. Se rios e morros falassem, diriam que não invadem ninguém. Por que só pobre sofre com catástrofes? Porque, sem condições, eles são empurrados para lugares perigosos.

O inimigo sempre volta. Eleger Lula foi uma grande vitória: "se não foi a entrada no paraíso, pelo menos foi a a saída do inferno". O adversário tinha rios de dinheiro, aparato de Estado, estrutura do governo, mobilização militar, milícias, igrejas fundamentalistas e discurso contra o comunismo. A ação criminosa, dia 08/01/23, em Brasília, tinha um plano minucioso. A estratégia era criar o caos para aumentar a instabilidade, agravar a crise econômica e social e atrair a simpatia da sociedade para sua proposta de golpe para tomar o poder.

O que é o fascismo? O fascismo é uma estratégia global bem maior que dar golpe no Estado democrático. Tem visão antissistema e propõe o Estado ditatorial. Sua ideologia diz que democracia burguesa (parlamento, judiciário, executivo) é corrupta, venal e mentirosa. A estratégia da conspiração fascista é o fustigamento: ataca, recua, ataca. O clima constante de perturbação afasta investimentos, cria instabilidade e ingovernabilidade. Se o atual governo fracassar vai permitir a volta gloriosa do bolsonarismo, em 2026.

34 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sobre a conjuntura - 21/04/2023, Por Ranulfo Peloso

Cem dias de LULA Ao analisar a conjuntura, não se pode ser otimista, nem pessimista, mas realista. Pois, a realidade não está pronta: tudo pode ser construído, desconstruído ou reconstruído. O que mov

1 則留言


eunicianapeloso
eunicianapeloso
2023年2月26日

Bem interessante a última análise sobre a conjuntura.

按讚
bottom of page